Enviando email via linha de comando no linux Ubuntu 11.10

email cleancode

email cleancode

Para enviar emails via linha de comando eu gosto de usar o programa email da cleancode.

INSTALANDO

Estou usando o Ubuntu 11.10 e foi necessário seguir os seguintes passos para intalar o email:

  1. instalar o pacote libssl-dev com o apt-get:
    aqui eu tive um problema e tive que primero instalar individualmente os sub-pacotes openssh-blacklistopenssh-blacklist-extra:

    		wget http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/main/o/openssh-blacklist/openssh-blacklist-extra_0.4.1_all.deb
    		wget http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/main/o/openssh-blacklist/openssh-blacklist_0.4.1_all.deb
    		sudo dpkg -i openssh-blacklist_0.4.1_all.deb
    		sudo dpkg -i openssh-blacklist-extra_0.4.1_all.deb
    		sudo apt-get --fix-missing install libssl-dev
    		
  2. baixar o email do site da cleancode, descompactar e compilar o fonte:
    		wget http://www.cleancode.org/downloads/email/obsolete/email-3.1.2.tar.gz
    		tar -zxvf email-3.1.2.tar.gz
    		cd email-3.1.2
    		./configure
    		make
    		su
    		make install
    		
  3. editar o arquivo /usr/local/etc/email/email.conf
    neste exmplo as configurações saõ para enviar email pelo gmail. Faça as alterações e descomente as seguintes variaveis:

    		SMTP_SERVER = 'smtp.gmail.com'
    		SMTP_PORT = '587'
    		MY_NAME  = 'Seu Nome'
    		MY_EMAIL = 'seu_usuario@gmail.com'
    		USE_TLS = 'true'
    		SMTP_AUTH = 'LOGIN'
    		SMTP_AUTH_USER = seu_usuario@gmail.com
    		SMTP_AUTH_PASS = sua_senha
    		
  4. Para modificar a assinatura do email edite o arquivo /usr/local/etc/email/email.sig

USANDO

  • Para conhecer todos os parametros use o comando email -h
  • Para enviar um email:
    		email -V -s "Assunto do email" destinatario@mail.com < texto_corpo_do_email.txt
    		
  • Para enviar anexos no email, cada anexo deve ser precedido pela flag -a
    		email -V -s "Assunto do email" -a anexo1.zip -a anexo2.rar -a anexo3.jpg destinatario@mail.com < texto_corpo_do_email.txt
    		

4 Respostas para “Enviando email via linha de comando no linux Ubuntu 11.10

  1. Olá!
    Parabéns pelo artigo.
    Bem enxuto, mas prático o suficiente.
    É o seguinte:
    No meu Debian Squeeze aqui, instalei o pacote email-3.1.3 e respectivas dependências indicadas por você.
    Configurei o arquivo email.conf conforme suas instruções.
    No meu caso, meu provedor é a UOL.
    Então, os parâmetros do SMTP ficaram assim:
    ####
    SMTP_SERVER = ‘smtp.uol.com.br’
    SMTP_PORT = ‘587’
    ####
    Configurei os demais parâmetros com bastante cuidado.
    Quando eu testo com o seguinte comando:
    ####
    email -V -s “Testando email pelo prompt” meu_usuario@uol.com.br < /tmp/texto.txt
    ####
    é apresentado o seguinte retorno:
    ####
    Connecting to server smtp.uol.com.br on port 587
    Greeting the SMTP server…
    email: FATAL: Smtp error: 554 5.7.1 : Client host rejected: Access denied
    ####
    O email não chega lá na UOL.
    Poderia dar dicas sobre como resolver?
    Será que estou colocando os parâmetros corretos do SMTP?
    A UOL tem alguma restrição para envio de email pelo prompt?
    É estranho, pois estou colocando minha senha certinho no .conf.

    Grato desde já.

    Diramos

  2. Opa!
    Esquece!
    Revisei os parâmetros e tinha uns que esqueci de descomentar lá:

    USE_TLS = ‘true’
    SMTP_AUTH = ‘LOGIN’

    Foi só descomentar e o email foi!

    Parabéns pelo post.
    Resolveu-me um problema que há muito tentava resolver.

    Grato e boa sorte.

    Diramos

    • opa! que bom que funcionou.

      Eu usava muito este email em conjunto com shell script para testar conexão com os servidores na empresa que eu trabalhava, quando o servidor parava de pingar, o script mandava emails para o suporte.

  3. Beleza, Enio!
    É justamente prá isso que estou usando as suas dicas.
    Prá monitoração com Nagios e envios de emails, para abertura de tickets no OTRS.
    Grato mais uma vez.
    Fico na espera dos seus próximos artigos.

    Diramos

Deixe uma resposta

