criando domínio na Digital Ocean e configurando o DNS no Registro.br

copiei o tutorial abaixo do link: https://hcode.com.br/blog/deploy-de-um-projeto-php-na-digitalocean-parte-3-configurando-dominio-personalizado-usando-servidor-dns

Criando Nosso Domínio na DigitalOcean

A configuração em nosso servidor foi concluída. Contudo, apenas isso não é o bastante para que o domínio personalizado seja identificado no navegador. Para concluir essa configuração, precisamos adicionar nosso domínio também nas configurações da DigitalOcean, e é exatamente isso o que iremos fazer agora.

Vamos voltar no painel administrativo da DigitalOcean e acessar o dashboard do nosso projeto. Na área Droplets iremos visualizar o nome de nosso servidor Ubuntu. Iremos clicar nos três pontos e então na opção “Add a domain”:

Adicionando domínio ao projeto na DigitalOcean

Na página seguinte veremos um novo painel para adicionarmos domínios ao nosso projeto. No campo “Enter domain” iremos informar o nosso domínio personalizado (myapp.dev.br). Iremos selecionar o nosso projeto ubuntu no segundo campo e então clicaremos em “Add Domain”:

Adicionando um novo domínio à DigitalOcean

Com isso nosso domínio principal estará adicionado. Entretanto, lembra que falamos sobre a importância de adicionar o prefixo “www” ao projeto? Vamos fazer isso também no painel da DigitalOcean. Para isso, vamos clicar no nome de nosso domínio recém-adicionado:

Link de nosso novo domínio

Na página a seguir veremos os vários registros de nosso domínio. Na área “Create new record”, vamos selecionar a opção “CNAME” na parte superior do painel. Na opção “Hostname”, iremos informar apenas “www”. Na opção “Is an alias of”, iremos informar o nome de nosso domínio principal com um ponto em seu final: myapp.dev.br. Após isso, basta clicar em Create Record:

Adicionando novo registro ao nosso domínio

Com isso nosso domínio estará criado na DigitalOcean.

Adicionando DNS no registro.br

Agora que nosso domínio foi criado na DigitalOcean, o último passo é relacioná-lo com o servidor DNS do site onde compramos o nosso domínio. Em nosso caso, iremos editar o servidor DNS do registro.br.

O primeiro passo é identificar os servidores DNS da DigitalOcean. Podemos ver essa informação no painel de registros de nosso domínio, conforme estão na imagem abaixo:

Servidores DNS na DigitalOcean

Notou os três servidores grifados? São esses registros que iremos adicionar ao registro.br.

Vamos agora acessar a administração deste site e escolher o nosso domínio:

Lista de domínios no registro.br

Vamos clicar na opção “Alterar Servidores DNS” e então adicionar os servidores disponíveis na DigitalOcean. Após isso, basta clicar em “Salvar Dados”:

Adicionando servidores DNS da DigitalOcean ao registro.br

Com isso nossa configuração estará finalizada. Neste momento o registro.br iniciará a propagação das mudanças de nosso servidor DNS. Esse processo pode levar alguns minutos, até mesmo uma hora.

Contudo, após alguns momentos, poderemos acessar o endereço myapp.dev.br em nosso navegador, e veremos o seguinte resultado:

Sensacional! Nosso site foi encontrado, mas agora definido com um domínio personalizado 🎉.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s